Novidades

Investir no Mercado Imobiliário

07 de outubro de 2021

Compartilhe

Nessa matéria a diretora da Equilíbrio, Nathália, convidou o economista Werton Oliveira para um bate papo super interessante sobre Investimento no Mercado Imobiliários. Werton é mestre em economia pela UFRN e há alguns anos atua como economista no Sinduscon – João Pessoa. Confere esse bate papo super interessante na leitura dessa matéria e também no nosso canal do Youtube.

N: Vamos falar então sobre a liquidez do mercado imobiliário e a partir disso temos a primeira pergunta. Com a diversidade de fundos de investimento hoje em dia, como por exemplo as ações, muitas pessoas acham que o mercado imobiliário deixou de ser rentável e que já não é mais uma boa opção para aquele cara que quer investir. Qual sua opinião sobre isso?

W: O mercado imobiliário é, e sempre foi um mercado disruptivo dentro da economia. Vimos o exemplo da pandemia, onde todos ficaram dentro de casa. As pessoas procuraram um lugar para ficar, no caso o imóvel, que é o lugar mais seguro, onde se tem maior satisfação. Uma das maiores buscas do ser humano é seu lugar de moradia, sua casa própria. Sendo assim independente da crise que ocorra o imóvel sempre estará em alta.

N: O imóvel em João Pessoa tem algumas características diferentes dos imóveis de outras capitais do Brasil, quais vantagens você enxerga em investir especificamente nesta cidade?

W: João Pessoa é uma capital jovem e o mercado imobiliário acaba sendo inicial aqui. Podemos observar cidades, como Recife, que já tem um mercado maduro. Diferente de João Pessoa onde há várias possibilidades, vários terrenos ainda para serem construídos, além de uma orla enorme. Se formos citar os principais fatores que trazem um investidor para cá seriam segurança, qualidade de vida, orla magnifica, além do preço do metro quadrado. Em qualquer pesquisa que saia no país sabemos que o preço do m² desta cidade é um dos mais atrativos do Brasil. Ou seja, se for para procurar imóveis para comprar, João Pessoa ainda tem imóveis muito baratos em relação a outras capitais.

N: Esse é um feedback que vemos no dia a dia dos nossos clientes do Rio de Janeiro, São Paulo e principalmente do Sul do país, que ficam impressionados com o preço do m². Além da qualidade dos produtos, que realmente se destacam pelo padrão de qualidade e o preço ainda acessível.

N: Hoje João Pessoa tem construtoras que estão entre as melhores do país, temos produtos de qualidade e um dos maiores edifícios do país. E quando comparado com outras capitais vemos também a qualidade do imóvel daqui. Então, não apenas as belezas naturais atraem novos compradores, mas também a qualidade do produto ofertado nos diferencia de outras capitais.

N: Werton, esse cenário que estamos vivendo, completamente atípico, nos faz questionar se é um bom momento para investir em imóveis.

W: O momento atual tem algumas particularidades, é tão bom para investidores, quanto para pessoas que irão usufruir do produto, que irão morar. Poucos momentos na economia brasileira se conseguiu ter isso. Se formos lembrar em 2012 estava bom para investidores. Já em 2014 estava bom para aqueles que compravam para morar, porque o imóvel estava em baixa. Porém, no momento atual, está bom para investir, pois ao compararmos o imóvel com outros seguimentos da economia vemos que não tem tanta rentabilidade, mas o imóvel tem maior rentabilidade a longo prazo. E também o imóvel está com um valor barato para quem quer comprar a fim de morar. Sendo assim são poucos momentos que podemos aproveitar como agora, principalmente para nós economistas, costumamos falar que crise traz muitas oportunidades. E é verdade as que estamos tendo agora, por isso as pessoas têm que aproveitar.

N: Então seria correto falar que estamos vivendo o novo boom do mercado imobiliário?

W: acredito que sim. Pelo que temos visto o setor da construção, não só gerou muitos empregos, mas também está construindo e vendendo muito. Estamos a vários meses seguidos batendo recordes de financiamento. Isso prova que as pessoas estão buscando novamente o imóvel, porque é um produto seguro. Pois quando se pensa a longo prazo, sabemos que a população brasileira demanda por muitos imóveis, muitas pessoas ainda não tem moradia. Estamos apenas no inicio de um ciclo de crescimento novamente, da mesma forma que tivemos entre 2020 até 2014, podemos ter agora de 2020 a 2030.

N: Werton, como que está agora a disponibilidade de crédito nos bancos? As taxas de juros estão em um momento favorável?

W: As taxas estão as menores possíveis. Na nossa história a taxa de juros da economia chegou a 2% durante a pandemia e a taxa de juros de financiamento imobiliário a acompanhou. Então temos taxas de 5% e 6%. Ou seja, se consegue taxas de juros abaixo de 6% hoje no mercado, em que se olharmos para trás, há 10 anos, estávamos com uma taxa de 12% a 15%. Sendo assim, aqueles que querem comprar um imóvel para morar esse é o momento, porque nunca estiveram tão baixas as taxas para financiamento imobiliário.

N: E para o investidor, sabemos que a poupança está rendendo muito pouco, se fossemos falar em números hoje,  como estaria o retorno deste investimento?Iv

W: Quando a gente pensa em investimento temos que pensar também na inflação, que corrói o investimento. A poupança segue uma taxa padrão a Selic, então hoje que ela está em 4% ao ano, então a gente tem a certeza de que a poupança está rendendo muito menos. Se a gente pegar a rentabilidade da poupança está baixa. Dos papeis ligados a renda fixa, que geralmente estão atrelados ao CDI, estão em baixa também. E a bolsa oscila muito, quem pode compensar você durante esse tempo? O imóvel. Podemos verificar que ao longo do tempo o preço do imóvel só sobe. Então temos um ganho para aqueles que desejam investir, além de quem quer comprar para alugar, principalmente em João pessoa, já que não faltam turistas para alugar. E utilizando aplicativos de hospedagem você pode ter mais um recurso no investimento de inoveis .

Se você gostou do post de hoje segue a gente nas redes sociais e no YouTubeque tem muita coisa boa vindo por aí!!